Dicas para o microempreendedor individual
- blog payleven
- 10 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Gerenciar um negócio próprio sem o auxílio de funcionários pode ser um pouco complicado. Muitos cometem o erro de não explorar e conhecer melhor diariamente seus negócios, para assim poder aumentar suas vendas. Por isso, a payleven separou algumas dicas para você, microempreendedor autônomo, que muitas vezes tem que lidar com várias coisas ao mesmo tempo, e pode acabar esquecendo de alguns pontos importantes:
Saiba quem é o seu cliente
Você sabe quem é o cliente e como ele consome aquilo que você vende? Se não sabe, comece a observar. Só assim você vai saber o melhor jeito de fabricar, embalar e entregar seu produto ou serviço.
Por exemplo, se você vende roupas e seu cliente costuma ir a pé à sua loja, ofereça uma embalagem fácil de carregar, Se você vende sorvete e seu cliente está acostumado a comer dentro do carro, entregue um recipiente com proteção para que o sorvete não derreta no carro. Facilitar a vida do seu cliente é importante para que ele volte a comprar de você.
Saiba quem são seus concorrentes
Concorrente não é só quem vende a mesma coisa que a sua empresa. Concorrente é todo mundo que disputa com você uma venda. Se você vende pipoca, por exemplo, tem como concorrentes: outros pipoqueiros, carrinhos de churros, de milho ou de doces. Lembre-se, quando uma criança quer comer na saída da escola, todas essas opções concorrem entre si.
Ande pelo seu bairro, conheça os preços, os produtos e horários em que seus concorrentes trabalham;
Veja em quais pontos você é melhor e em quais pontos seus concorrentes são melhores e, então, concentre-se nos pontos em que você é mais forte para vender mais;
Se esforce e melhore seu negócio nas coisas em que o concorrente leva vantagem.
Anote o que você vende
Anote em um caderno, celular ou computador as informações sobre suas vendas. A cada venda, registre o produto vendido, o horário e o dia da venda. Sabendo quais são os produtos ou serviços que sua empresa mais vende, os dias e horários de maior movimento, você poderá melhorar o seu negócios. Veja os exemplos:
Diminuir o preço nos horários de menor movimentos para aumentar as vendas;
Fazer promoções para os produtos menos vendidos que estão no estoque;
Mudar os dias e horários de trabalho, deixando de trabalhar em horários em que o movimento é baixo para começar a trabalhar em dias e horários em que o movimento passa a ser melhor.
Comments